Essa pergunta vai muito além da obviedade do design, visto que o espelho melhora a aparência do elevador e do hall de espera para os elevadores.

É bem verdade que o espelho deixa o ambiente mais bonito e agradável aos olhos e ainda para quem é adepto do Feng Shui, pode ser usado para redirecionar a circulação de energia chi, energia vital, em um ambiente.

Contudo, a origem do uso de espelhos em elevadores e halls se deu no Pós Segunda Guerra Mundial, quando o número de altos prédios aumentou exponencialmente e as reclamações de lentidão dos elevadores também, portanto, colocar um espelho no elevador, deu às pessoas algo com que se ocupar, não percebendo o tempo de espera dentro do elevador.

No entanto, os propósitos dos espelhos nesses ambientes vão muito além, vejamos:

1- Bem-estar e distração

A noção de tempo é relativa e quando estamos esperando, sem fazer algo para nos distrair, a sensação de que o tempo não está passando é maior, ou seja, a função do espelho é psicológica e atua no sistema límbico. Quando ficamos entediados, passamos a prestar atenção a tudo e o tempo passa mais devagar, já quando estamos distraídos libera-se dopamina, neurotransmissor que causa bem-estar, alterando a percepção do tempo, fazendo-o passar mais rápido.

Assim, ter um espelho nos elevadores e perto deles, possibilita às pessoas darem uma olhada em quem está ao redor, ajeitarem o visual, dando a sensação de que o elevador é mais rápido.

2- Sensação de maior amplitude e auxilio à claustrofobia

Os espelhos não possuem somente a função de distrair os passageiros, mas também de dar a sensação de que o espaço é maior, auxiliando quem sofre de claustrofobia, medo de lugares fechados e de confinamento, pois melhora a percepção do ambiente e seu tamanho.

Desta forma, as chances de crises claustrofóbicas diminuem consideravelmente, oferecendo maior qualidade de vida para essas pessoas que não precisam mais enfrentar lances e lances de escada para evitar crises, proporcionando uma melhor experiência nesse momento de tensão.

3- Auxílio a cadeirantes

Por fim, temos que o espelho é verdadeiro auxílio aos cadeirantes, pois pelo fato de muitas vezes não conseguirem manobrar a cadeira dentro do elevador devido ao seu tamanho restrito, ao sair deste, estas pessoas saem de costas e o espelho auxilia a visualizar as pessoas atrás e evitar acidentes e desconfortos, ou seja, verdadeira função de mobilidade para cadeirantes.

Inclusive, o uso do espelho para este fim é item constante da norma da ABNT 313:2007, a qual dispõe sobre requisitos particulares para acessibilidade de pessoas com deficiência. 

Agora que você já sabe dos motivos dos espelhos em elevadores, já tem um bom quebra gelo para acabar com o silêncio quando estiver utilizando um, não é?

——————————————-

As melhores soluções em transporte vertical você encontra aqui na Elevadores Atlanta.
Solicite já o seu orçamento: (16) 3628-1400